Equipe identifica caverna de basalto no interior de Eneas Marques
- MinerSud

- 25 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
Formação rochosa em Vista Alegre é uma das três cavernas deste material no Paraná.

Desde 16 de agosto de 2015, o especialista em Educação Ambiental, professor Cláudio Loes, vem mapeando paisagens naturais pela região Sudoeste. Assim que se depara com alguma, o especialista faz registros e inicia os estudos. A mais recente se deu em 31 de janeiro do ano passado, quando recebeu informações de que havia uma caverna na comunidade de Vista Alegre, em Enéas Marques, chamada de caverna do Pau Oco. Prontamente, o dono da propriedade, Renato Bitencurt, liberou o acesso ao local e as pesquisas iniciaram.
estudo culminou no artigo ‘Caracterização espeleológica de caverna basáltica: notas preliminares da Caverna do Pau Oco em Enéas Marques’. Tal artigo foi apresentado pela professora Karine Bueno Vargas no 10º EPCC (Encontro Internacional de Produção Científica) da UniCesumar, em Maringá.
De acordo com Loes, esta é a quarta caverna de basalto reconhecida no Brasil e a terceira no Paraná. Por isso, conforme o especialista é de grande valia os estudos sobre o contexto geológico, bem como sobre a história evolutiva do planeta.
Estes trabalhos de pesquisas divulgam os espeleotemas, junto com as belezas cênicas, as cachoeiras e rios, os paredões e outras formações. Além disso, servem também para incentivar a preservação e, quem sabe, uma exploração turística sustentável no futuro. Não são cavernas comuns, e por isso têm um atrativo especial.








Comentários